Preparando pessoas para a Gestao do Conhecimento

Preparando pessoas para a gestão do conhecimento

Todo e qualquer modelo de gestão implantado em uma organização, quer seja gestão de processos ou gestão de pessoas, não se sustenta por si só.

ESTRATÉGIA: A estratégia mais arrojada, o conceito mais inovador aplicado pelo CEO mais comentando no mundo dos negócios, não se consolidaria se as pessoas envolvidas não “comprassem” a ideia ou não percebessem sua importância e o retorno que a mesma traria tanto para a organização, bem como, em uma dimensão mais individual, para o bom desempenho de sua atividade profissional, para a entrega dos seus resultados, para seu reconhecimento e para um clima organizacional saudável.

Envolver pessoas, comunicar com clareza os objetivos de projetos e fazê-las vivenciar no dia a dia de trabalho o que a própria organização apresenta como proposta, eleva o nível de comprometimento e consequentemente gera engajamento. Não à toa, engajamento é uma palavra que é sinônimo gerencial de melhor resultado nos indicadores como Turnover e Absenteísmo, que quando mal geridos, se tornam um custo muito alto para qualquer líder, RH e/ou empresa.

A pesquisa anual das Melhores empresas para se trabalhar vem nos reafirmar a reflexão anterior quando aponta os fatores em comum entre as empresas que anualmente permanecem no topo do ranking:

É interessante trazer o que essas empresas têm em comum, que diferentemente de um alto salário, aponta para boas práticas implementadas e bem avaliadas na gestão, entendidas e valorizadas por pessoas e por isso, trazendo resultados sustentáveis.

Segundo a plataforma Glassdoor, uma das muitas empresas que realizam o ranking anual, o que as melhores empresas para trabalhar têm em comum é a preocupação não com a mão de obra, mas sim com o “cérebro de obra”. Preocupação esta, demonstrada através do conjunto de práticas e estratégias que enfatizam o principal instrumento de valor: “Pessoas”.

O retorno de investimento nessas estratégias é facilmente identificado na pesquisa, quando os colaboradores percebem um ambiente favorável para o desdobramento da estratégia a partir de ações que compõem seu dia a dia de trabalho, gerando construção e compartilhamento de conhecimento, aprendizado e crescimento.

Mas afinal, o que as melhores empresas para se trabalhar têm em comum?

Alguns pontos saltam aos olhos:

Ao conhecer esses pontos em comum, vale ressaltar que, independentemente do tamanho da sua organização, área de atuação, cultura organizacional e “budget” disponível, estar entre as melhores para se trabalhar significa um reconhecimento de uma excelente gestão que provavelmente será longeva, pois as pessoas a reconhecem assim.

  • Gestão de pessoas bem estruturada
  • Plano de carreira e sucessão bem arquitetados
  • Capacitação estimulada constantemente e conhecimentos acessíveis (G.C.)
  • Benefícios personalizados
  • Vida pessoal e profissional equilibrados
  • Ambiente de trabalho saudável
  • Políticas organizacionais flexíveis
  • Compromisso social e ambiental

Outro ponto a destacar e a desmistificar no contexto de gestão é que estar entre as melhores empresas para se trabalhar requer altos investimentos, o que principalmente diante do contexto atual, se torna inviável. Vamos voltar aos pontos comuns da pesquisa e ressaltar quais são as práticas de gestão de pessoas aparecem repetidamente? Práticas que envolvem pessoas e as preparam para a continuidade do negócio, gerando também realização profissional.

Logo, é possível afirmar que, quando a organização prepara as pessoas para o negócio (“cérebro”) e não somente contrata uma “mão de obra”, o RH está abrindo caminho muitas vezes na floresta para que as pessoas tenham mais acesso ao conhecimento (lições aprendidas) e isso gera uma força que extrapola os muros da instituição. Muitas vezes, é o caminho que consolida o reconhecimento interno e também no mercado– que ajudam sobremaneira a expandir negócios, gerar rentabilidade e padrões de excelência.

Interessante também pontuar que os passos para trilhar esse caminho, são apontados pelas próprias pessoas que compõem a organização. É preciso um olhar para dentro a fim de impulsionar para fora.

Ainda sobre os pontos em comum das melhores empresas para se trabalhar, vamos focar em 04 que geralmente são destaque na visão dos colaboradores: Gestão de Pessoas bem estruturada, plano de carreira arquitetado, capacitação estimulada constantemente, ambiente de trabalho saudável. Todos esses 04 pontos demonstram a necessidade de se investir em práticas que retenham, que envolvam, promovam a disseminação de conhecimento, promovam engajamento, propósito, comprometimento.

Dessa forma, práticas de gestão de pessoas bem estruturadas será o pilar para essa construção, e a forma de comunicar o que realmente é importante na organização começa no processo de admissão/integração de um novo integrante na equipe e perpassa por toda a sua trajetória. 

Comunicar a cultura, a rotina e a dinâmica corporativa é um caminho iniciado na integração (processo de onboarding)  e que vai se consolidando a partir da experiência do colaborador no contexto organizacional.

Warren Bennis, renomado consultor organizacional e autor de diversos estudos e livros no campo da liderança já dizia que “liderança é a capacidade de traduzir visão em realidade”, logo, assumir a liderança empresarial implica trazer para a realidade através das práticas implementadas, o que de fato se quer alcançar e comunicar como visão da empresa.

Para isso, podemos citar duas práticas de gestão de pessoas que extrapolam o conceito de uma ação isolada e se tornam o modo com que a organização gere pessoas, comunica cultura, estabelece conexão com o time e prepara as pessoas para construir, disseminar e compartilhar conhecimento.

ONBOARDING A primeira prática, tão falada e discutida é o Onboarding, processo inicial de integração do novo colaborador na empresa. Se a organização deseja comunicar um ambiente saudável onde as pessoas possam desenvolver seu trabalho contribuindo para o alcance de resultados, onde possam compartilhar seu https://youtu.be/1YId7MUh0Pwconhecimento e agregar outros, onde possam se desenvolver continuamente, a oportunidade está em estruturar um processo de integração bem estratégico, que de fato insira o recém contratado no time e tangibilize para ele o modo de ser da organização.

DICA ESPECIAL: Assista o vídeo produzido pelo HUBRH – SQUAD de Gestão do conhecimento que trouxe a contribuição da gestora de RH Flávia Ramos, que atua na BAYER. Na entrevista, Flávia Ramos compartilha exatamente essa preocupação e compromisso da Bayer em comunicar sua cultura e inserir as pessoas para que deem continuidade ao negócio.

Acesse: https://youtu.be/1YId7MUh0Pw

No processo de Onboarding que vai além de uma simples apresentação da empresa, é possível acelerar o processo de aprendizagem proporcionando acesso ao conhecimento que dará base para toda a experiência laboral. Este processo também configura um alinhamento de expectativas, o que é de fundamental importância para um clima de confiança favorável ao processo de aprendizado e disseminação do conhecimento (aprender, ensinar, compartilhar, desenvolver pessoas).

Cabe pontuar que além de garantir a adaptação do novo membro do time durante o período de experiência, através de um onboarding bem estruturado, é possível alcançar bons resultados em indicadores como % de retenção de talentos na empresa. Consequentemente, um bom resultado neste indicador, contribui para a continuidade dos processos e uma excelente gestão do conhecimento. Investir na prática de Onboarding proporciona à organização a retenção de talentos, maior produtividade, diminuição de custos com contratação, redução do turnover, aumento do engajamento e manutenção do clima organizacional.

O Onboarding é o “pontapé” inicial para dizer a quem chega, como as pessoas aprendem na organização, qual rede de informações é possível acessar e como é valorizado a transparência, a clareza, o compartilhamento de conhecimento. A realidade experimentada por quem chega é a visão da organização se tornando palpável e bem entendida para que seja continuada.

Nesta perspectiva e sempre retomando os pontos em comum das melhores empresas para se trabalhar, principalmente sobre capacitação estimulada constantemente, trazemos uma segunda prática que também tem se tornado um modelo de sustentabilidade dos negócios.

LIFELONG LEARNING: A prática baseada nesse conceito se refere, entre outras questões, a implementação de ações que garantam a educação continuada/permanente dos profissionais. É inevitável, portanto,pensar em uma linha de acompanhamento de pessoas, algo que deve estar mapeado desde o momento que um novo membro passa a integrar o time (onboarding) e durante toda a sua trajetória.

O mais interessante no termo Lifelong Learning, que é utilizado para conceituar o aprendizado ao longo da vida, é trazer para as organizações um processo de estruturação do aprendizado que extrapola treinamentos pontuais, aulas e cursos, mas além de considerar todo esse aparato tão importante e que compõe as estruturas de gestão de pessoas, o conceito fortalece a ideia de que toda a experiência no trabalho pode ser uma oportunidade de construção e compartilhamento de conhecimento.

Logo, entendemos porque  as pessoas que estão inseridas em uma cultura organizacional que favorece, facilita e valoriza o conhecimento tem resultados a médio e longo prazo muito melhores que em as outras empresas. Adotando a postura de lifelong learning, a organização consegue despertar a vontade dos colaboradores de continuar aprendendo, criando assim um contexto favorável à inovação e gestão do conhecimento.

Atualmente, as organizações têm investido em práticas de educação continuada que valorizam a troca de conhecimento por meio de grupos de discussão, fóruns, estudos de caso, seminários de melhores práticas, situações de imersão que proporciona a assimilação do conhecimento e sua aplicação prática gerando novos conhecimentos. Lifelong Learning é a grande engrenagem, é um processo cíclico de assimilação, aplicação e produção de novos conhecimentos gerando resultados consideráveis para a organização. Em um mundo corporativo onde somos impelidos à mudança constante, a adaptação rápida às tendências, desenvolver práticas de gestão alinhadas ao conceito de educação continuada é a decisão mais assertiva, pois tais práticas preparam as pessoas para pensarem e agirem com um mindset de crescimento. Formar pessoas para agir assim, é fundamental para que processos de gestão do conhecimento sejam eficazes, pois se tornará algo natural, uma condição “sine qua non” na atualidade.

Retomando a frase de Warren Bennis, comunicar a visão por meio da realidade vivenciada pelas pessoas na organização é A ESTRATÉGIA de sucesso e será essa estratégia que tornará perceptível para aqueles que compõe o time, desde a sua integração e durante todo o tempo de permanência na organização, o que de fato é importante para o crescimento das pessoas e consequentemente o crescimento da organização.

E vale lembrar também uma literatura interessante na área da saúde, mas que pode ser utilizada em qualquer contexto empresarial, do livro: “Liderança em 05 Atos – Ferramentas Práticas para Gestores” – Ed.Loyola, do Prof.Fabrizio Rosso que menciona com todas as letras:

 “Se uma organização ou líder quer alavancar seus resultados de fato, então, precisa investir tempo e dedicação em um modelo de gestão inteligente de pessoas para obter o bom, bonito e bem feito de seus colaboradores.”

Autores:

1.Cristina Aparecida Correa = Embaixadora do SQUAD de Gestão do Conhecimento – HUBRH+ e Coordenadora de Gestão de Pessoas do Hospital Madre Teresa – BH: cristina.correa@hospitalmadreteresa.org.br

2.Fabrizio Rosso = VP de Gestão do Conhecimento – HUBRH+ e CEO da FATOR RH – Soluções em Gestão por Competências: fatorrh@fatorrh.com.br

Referências:

  1. Livro: Liderança em 05 Atos – Ferramentas Práticas para Gestores na área da saúde, Ed.Loyola, 2019,  Fabrizio Rosso et.all.
  2. www.fatorrh.com.br
  3. factorialhr.com.br/blog/onboarding
  4. xerpay.com.br/blog/melhores-empresas-para-trabalhar/
  5. www.eadskilll.com.br
  6. https://blog.aknor.com.br/gestao-estrategica-de-pessoas/
  7. https://www.pontotel.com.br/gestao-estrategica/
  8. https://br.pinterest.com/pin/19562579611289948/
  9. https://www.mandae.com.br/blog/conheca-como-funciona-o-onboarding-de-novos-clientes-na-mandae/
plugins premium WordPress
Rolar para cima

Associe-se à
AAPSA

Assine nossa newsletter

logo aapsa associacao profissionais recursos humanos 2024 horizontal

Seja nosso associado!

Clique no botão abaixo para preencher o cadastro e fazer parte dessa importante associação nacional de RH.

Primeiro ano gratuito. Aproveite!