Todos nós sabemos que é indispensável para o sucesso e o crescimento da empresa que haja o engajamento de todos os colaboradores. É esse engajamento que levará a companhia a aumentar seus índices de produtividade. E para que esses índices sejam alcançados e efetivos, trabalhar pesquisas de clima organizacional é essencial.
Essa pesquisa tem como principal objetivo medir e avaliar o nível de satisfação do time de funcionários e a qualidade das relações corporativas existentes. Além disso, permite que os gestores descubram onde melhorar, como reduzir o turn over e, por consequência, melhorar os resultados.
Afinal, o que é uma pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa organizacional é um instrumento muito utilizado pelo RH das empresas com o intuito de identificar o índice de satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, além de descobrir os pontos positivos e negativos vistos da perspectiva dos mesmos.
Na maioria dos casos, a pesquisa de clima organizacional é feita por meio de um questionário, no entanto, não há uma regra quanto a isso, já que as empresas modernas se utilizam de softwares ou outras soluções avançadas para a moderna gestão de gente.
Através dela é possível diagnosticar como cada colaborador se sente em relação à empresa, assim como está o relacionamento entre os colegas de trabalho.
Quatro pontos importantes da pesquisa de clima organizacional.
1. Aponta caminhos de melhoria
Sabemos que o bom clima no ambiente de trabalho é um dos principais fatores que levam as empresas a apresentarem elevados índices de produtividade e aumento nas vendas, afinal não é necessário ser um expert no tema para saber que um local de trabalho onde os funcionários se sentem bem, impacta positivamente na produtividade da equipe.
2. Potencializa a comunicação
Um time de colaboradores que se comunica bem faz a diferença nos resultados da empresa. O capital humano é a maior riqueza que uma organização tem, logo, promover o entrosamento e fazer com que cada um se sinta parte importante de um time é fundamental.
Atualmente, as empresas contam com soluções tecnológicas que facilitam a comunicação entre os colaboradores e isso é muito importante, no entanto é preciso incentivar o engajamento para que um diálogo produtivo aconteça.
3. Aumenta a motivação
Devido ao alto grau de exigência da atual geração de profissionais, manter a motivação sempre em alta é indispensável para suprir expectativas dos mesmos, desta forma, baseados nos pontos de melhoria levantados pelos colaboradores em uma pesquisa de clima organizacional, é possível melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável e motivador.
4. Reduz o absenteísmo e o turn over
A boa remuneração nem sempre é o que faz com que um colaborador permaneça na empresa. As pessoas querem almejar mais, vislumbram novos horizontes e têm perspectivas de crescimento, por isso implementar um plano de carreira é um bom indício de que a empresa está no caminho certo.
A pesquisa de clima organizacional também colabora muito para reduzir a rotatividade de funcionários e o absenteísmo, uma vez que possibilita ao RH identificar os motivos que geram estresse e afetam a qualidade de vida dos empregados, levando-os a trocar de companhia.
Cada parte da organização tem um papel a desempenhar. Comunicação e esforços no recrutamento começam com a ideia de que contratar é um trabalho de todos. Para se destacar como um local atrativo para trabalhar, a sua empresa deve se concentrar em seus diferenciais, como benefícios, reconhecimento, missão, propósito e valores.
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Este material foi desenvolvido por José Antônio, Redator na Livit Services Marketing.