large 29950 ImgsArtigo Setembro Site 06

Como não deixar problemas financeiros prejudicarem seu desempenho no trabalho?

Preocupações com as finanças geram estresse, diminuição da capacidade de focar no trabalho e absenteísmo. Segundo pesquisa realizada, nas maiores empresas do país, antes da pandemia, pelo Instituto Axxus, mais de 95% dos profissionais de RH afirmaram  que problemas financeiros de seus colaboradores afetam diretamente a produtividade.

Durante a pandemia essa situação se tornou ainda mais explícita, sendo as questões relacionadas ao dinheiro,  extremamente impactantes no desempenho dos  funcionários. No Brasil, diversas empresas oferecem palestras e cursos de educação financeira aos seus colaboradores.

Contudo, a preocupação não deve ser apenas da empresa, os colaboradores também precisam se interessar e buscar aprender sobre o assunto. E, para ajudar as pessoas curiosidades e que, talvez, estejam com dificuldades financeiras, dívidas, situações de inadimplência ou, simplesmete queiram conhecer algumas dicas, compartilhamos algumas orientações:

Administre bem seus ganhos

Quando pensar em ganhos, não se restrinja ao salário. Vales alimentação e refeição, bônus, participação nos lucros, 13º salário e, até mesmo, plano de saúde devem ser considerados e bem administrados;


Procure manter os gastos com almoços e no mercado dentro dos valores diários e mensais dos vales refeição e alimentação, para não ter que destinar parte do salário para tais despesas; e

Caso esteja endividado ou inadimplente, calcule todos os seus débitos para utilizar rendas extras de forma consicente: prefira quitar dívidas dos serviços essenciais (água, luz e aluguel) e, também, as que incidem mais  juros, como cheque especial e cartão de crédito.

Atente-se ao empréstimo consignado

O empréstimo consignado possui juros mais baixos, pois a instituição financeira que te concedeu o empréstimo tem a segurança do recebimento, pois o valor da parcela é diretamente descontada de seu salário.

Ele pode ser uma boa saída se você tiver uma dívida alta e que quer quitar rapidamente. Contudo, deve-se tomar cuidado para ele não se tornar a única saída, criando um problema ainda maior. Ao ter uma redução salarial de até 35%, seu padrão de vida diminui e isso pode causar outro impacto. Faça uma boa reflexão e analise se o valor  descontado não fará falta no pagamento dos compromissos essenciais mensais.

Faça um diagnóstico financeiro

Conheça exatamente o seu padrão de vida e economize para sair das dívidas. Isso mesmo, é preciso mudar hábitos e comportamentos que levaram a essa situação, em primeiro lugar.

Faça um diagnóstico financeiro e veja de que forma gasta seu dinheiro e quais despesas pode reduzir ou eliminar para sair do endividamento e inadimplência. Anote por 30 dias (ou 90, se tiver renda variável) todos os seus gastos.

Sabendo o quanto poderá dispor mensalmente para pagar a divida, negocie então com banco e credores. Com os valores economizados de bônus, 13º salários e outras rendas extras, terá força para renegociar e quitar toda ou boa parte das despesas.

Aproveite as horas livres

Em seu período de almoço e horas de descanso, procure se alimentar bem, praticar esportes, descansar e passar bons momentos com familiares e amigos. Ninguém está livre de passar por problemas assim, que são resolvidos   com educação financeira, e tão importante quanto cuidar deles é preservar a sua saúde física e mental.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Ïinanceiros (Abefin) e

da DSOP Educação Ïinanceira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller terapia financeira.

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Associe-se à
AAPSA

Assine nossa newsletter

logo aapsa associacao profissionais recursos humanos 2024 horizontal

Seja nosso associado!

Clique no botão abaixo para preencher o cadastro e fazer parte dessa importante associação nacional de RH.

Primeiro ano gratuito. Aproveite!