Você já se deu conta de como as pessoas nos cobram o tempo todo para a estarmos felizes? É possível equilibrar um dia de sol com o tempo nublado? Vale aqui uma reflexão. Você é feliz?
Porque mesmo sendo uma pessoa feliz, você enfrentará momentos de tristeza, de desânimo, de procrastinação, uma vontade de jogar tudo para o alto. E aí está o segredo, como encaramos um desafio? Qual o peso que você atribui as situações da sua vida?
Desafios do dia-a-dia podem e dever ser encarados com leveza, como mais um nó a ser desfeito. E está tudo bem. Aceitar sua limitação, aceitar que a cada novo dia, novos pepinos aparecerão, lhe trazem uma leveza, e nesse momento, o que poderia ser um tsunami, vira uma chuva passageira.
E é nesse ponto que existe o segredo: o peso que você atribui a cada novo problema. Se você encara isso como um “ok, vamos em frente, vou resolver tudo”, fica mais leve e o desafio se transforma em algo mais leve e mais fácil de se resolver.
A felicidade sustentável proporciona vitalidade, saúde, segurança e maior felicidade. Para esse resultado vale uma motivação, atitudes, hábitos, interações e resultados positivos. Faz sentido?
Se estiver difícil, pare, respire, dê uma volta. A resposta nem sempre vem na hora. Muitas vezes, uma boa noite de sono traz a resposta que tanto precisamos.
Depois de um dia assim, qual a sua sensação? você segue bem ou transforma esse dia em um pesadelo? Entendeu o ponto chave dessa reflexão? Você, somente você é responsável por sua reação a cada situação.
A felicidade não é uma linha, mas uma sequência descontínua de pontos. Se você for capaz de aproveitá-los em sua fugacidade, é o seu conjunto que o presenteará com uma vida, se não propriamente feliz, mas com certeza menos infeliz.
Tenha em mente que você não é o desafio. Quando entendemos isso e conseguimos realmente incorporar essa filosofia, a vida flui com mais suavidade, você se torna mais leve, mais desperto, mais propício a enxergar o dia de uma forma colorida e tudo em você e ao seu redor vibra e emana essa sensação. Trazer esse sentido para as suas relações, lhe transforma em uma pessoa melhor, “gostosa” de conviver, aquela pessoa que todos querem ter por perto.
O mar nem sempre é calmo como uma piscina, muitas vezes ele é bem agitado e você pode sim levar um “caldo”, porém, sai disso dando risada, só não perde o calção! O gostoso é poder rir de tudo!
Segundo Fernando Pessoa: “benditos sejam os instantes, e os milímetros, e as sombras das pequenas coisas.”
Feliz jornada para você!
Autora:
Francine Ghanem, Embaixadora do Squad Inovação e Tecnologia.