Os indicadores de gestão para RH fazem parte do grupo de KPIs (sigla em inglês para Key Performance Indicator), ou seja, ferramentas e soluções criadas para melhorar, avaliar e otimizar os processos dentro de uma organização.
Fundamentais e de extrema importância, esses indicadores funcionam como uma bússola, direcionando os gestores para decisões mais assertivas em relação à gestão de pessoas, acompanhados de valores — tanto numéricos quanto em percentual — que medem ações e fornecem as respostas necessárias para melhoria de processos. O motivo é muito simples: manter o bom desempenho e produtividade das equipes.
Apesar de serem muito conhecidos nas áreas de Marketing, os indicadores de performance trabalham como conexão entre RH e Comunicação. Ambos buscam engajar os colaboradores e conhecer melhor os valores e mensagens de uma corporação, além de diagnosticar problemas e criar estratégias para melhorar os processos internos, facilitando a implantação de práticas na empresa, já que os comportamentos são baseados em dados reais.
Conheça alguns dos indicadores de gestão para Recursos Humanos:
Olhar para esses indicadores é essencial para que a empresa se certifique de que os processos estão sendo seguidos corretamente e dando os devidos resultados.
1 – Índice de turnover
Responsável por analisar a taxa de rotatividade dentro das empresas, esse índice é fundamental para ter noção do sucesso dos processos. Com os resultados das análises feitas por dos KPIs, a empresa pode e deve implantar ações para otimizar e aumentar a taxa de retenção de talentos. Essa métrica também ajuda a encontrar soluções para baixa atratividade de candidatos, falhas na gestão, erros nas contratações e processos seletivos e insatisfação dos funcionários.
2 – Plano de carreira
Essa métrica auxilia a empresa na realização de promoções internas, ao invés de utilizar a contratação externa. Quando o RH coloca em prática esse indicador, é possível ter grandes vantagens competitivas. Por exemplo, caso a vaga fosse preenchida por um funcionário de fora, que ainda precisa se adaptar a empresa, o tempo de espera para que ele começasse a entregar resultados seria relativamente maior do que se um funcionário interno recebesse uma promoção. Portanto, é essencial que o RH faça uma boa gestão e tenha definido um bom plano de carreira dentro da organização.
3 – Produtividade
Medir a produtividade é essencial para concluir a otimização de processos e qual a necessidade de treinamentos específicos, além de proporcionar uma visão mais ampla de como anda a satisfação dos colaboradores em relação a empresa. Esse KPI é essencial para que se crie um ambiente onde exista gestão de conhecimento. As empresas têm investido cada vez mais em ferramentas capazes de influenciar seus colaboradores a participar ativamente do compartilhamento de ideias para o ambiente corporativo. Isso porque, a troca de informações entre os dois lados é de extrema importância para manter a boa relação entre organização e colaborador.
A criação de indicadores de desempenho melhora não apenas os resultados em números, como proporciona uma melhor construção do ambiente organizacional que forme a base para a criação e disseminação dos valores organizacionais, que constituem bases para tudo o que é realizado pela empresa em sua própria cultura e ambiente, além de ajudar os gestores a:
- Dar a devida atenção aos colaboradores;
- Cuidar do de todos os setores de forma igualitária;
- Garantir a chance de diálogo aberto;
- Prezar pela integridade de todos;
- Deixar as oportunidades visíveis.
Quando bem trabalhada, a parceria entre Recursos Humanos e Marketing, potencializa o sentimento de comunidade, identificação e pertencimento dos colaboradores à companhia, além de melhorar qualitativamente os processos, através do fluxo contínuo de informações que se estabelece na organização. Por isso, estabelecer uma cultura organizacional traz motivação para o ambiente de trabalho ajudando os colaboradores a se sentirem psicologicamente seguros, respeitados e orientados.
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