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O trem expresso da competência acerte o rumo e a velocidade do seu time de trabalho

A regra é clara: Se a soma de competência mais conhecimento, hoje em dia, é igual é um trem expresso, então, ou você está dentro dele ou, inevitavelmente, seu destino será debaixo dele. E, acredite, a segunda opção não é uma questão de escolha.

A seguir veja se você pratica as três regras de ouro para se tornar um passageiro no trem expresso das competências:

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Regra 1 – A montanha

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Se você está na posição de Liderança, lembre-se de que se você não sabe aonde está a montanha, quem é que sabe? Ou você ainda acredita que pode convencer as pessoas a se esforçarem além do normal para subir um Everest, se elas não têm nem claro o porquê de tudo isso?

A montanha, na realidade, é o destino da equipe e para onde todas as competências e esforços deverão convergir. Traduzindo em um exemplo simples, a sua montanha pode ser aumentar a satisfação dos seus clientes ou diminuir o absenteísmo dentro da organização.

Lembre-se: Propósitos claros são a primeira responsabilidade de um líder. Se você não deixar isso transparente, provavelmente uma parte da sua equipe irá embarcar no trem errado.

Regra 2 – A  escalada

Ao iniciar o caminho rumo a montanha, você vai na frente, no meio ou atrás?

Quando pergunto isso para os líderes nos cursos de MBA em Gestão de Pessoas, ouço a mais variada gama de respostas (inclusive aquelas que não dei como opção). Contudo, notoriamente ainda cerca de 50% dos gestores ao me responderem afirmam que vão na frente, custe o que custar. Ledo engano.

A posição do líder inteligente é estar exatamente aonde a equipe mais se beneficiar de sua presença. Muitas vezes, à frente (para abrir caminho), outras vezes no meio (para deixar quem tem maior capacidade conduzir) e outras tantas vezes no final (para enxergar a evolução de sua própria equipe).

Além disso, toda a equipe precisa saber precisamente qual é a meta: Afinal, quantos metros tem esta escalada? Retomando o exemplo anterior, quanto de satisfação queremos alcançar a mais? 10, 15 ou 20%?

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Regra 3 – A bandeira

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Todo alpinista tem sua bandeira. E fincá-la simbolicamente no topo da montanha é um prazer que de tão grande, poucos conseguem sequer narrar.

Mas, quantas bandeiras de competências você pretende levar com sua equipe. Apenas uma? Então desculpa lhe dizer, você está perdido! Para que as competências da sua equipe se desenvolvam tem que haver estímulo e minha sugestão sempre é colocar na mochila uma dúzia de bandeiras para dois momentos em particular

  1. Comemorar os pequenos acertos. O moral da tropa é resultado de cada batalha vencida e comemorada. Não se vence uma guerra com uma tropa sem coesão e estímulo;
  2. Comemorar (reflexão) os ensinamentos (principalmente quando o erro nos mostrou que é melhor rever nossos processos). Transformar o erro em aprendizado coletivo sem expiação de culpados é vital para chegarmos juntos até o final. Isso se chama Gestão do Conhecimento e quanto mais “lições aprendidas” forem padronizadas dentro do RH ou da sua empresa, mais retenção de conhecimento você terá.

Agora lembre-se de escolher caminhos que garantam pequenos sucessos, não o impossível. Afinal, você não precisa começar pelo Monte Everest (8.844 m) para entrar no trem expresso das competências. Você pode começar até com o Pico do Jaraguá, em São Paulo (1.135m), mas, pelo amor de Deus, comece! Afinal, liderança não é posição, é ação. Está mais do que na hora de pararmos com o blá, blá, blá e arregaçarmos as mangas.

Prof. Fabrizio Rosso

Administrador Hospitalar

Mestre em Recursos Humanos pelo Mackenzie-SP

Autor do Livro: “Gestão ou Indigestão de Pessoas?” Ed.Loyola

Sócio e Diretor Executivo da FATOR RH

E-mail de contato: fatorrh@fatorrh.com.br

(11) 3864-8161 ou (11) 3864-1200

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