Procuro compartilhar minhas vivências como profissional de Desenvolvimento Humano e hoje vou abordar um tema pouco lembrado, mas primordial: a saúde mental do time de Recursos Humanos.
Assim como os demais colaboradores, esses profissionais também precisam de uma gestão humanizada e empática.
O sucesso de uma organização depende, diretamente, de seus colaboradores.
Nesse sentido, o setor de RH é protagonista e tem um papel primordial em qualquer empresa. Isso porque, é ele o responsável por gerir o capital humano e garantir que os profissionais se mantenham motivados e engajados.
Em uma gestão de pessoas humanizada, é o RH que propõe práticas e estratégias para que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho, mantendo uma boa saúde física e mental, o que favorece a retenção de talentos e a produtividade.
Nos últimos anos, em razão do isolamento social e da pandemia, houve um grande impacto na saúde mental dos profissionais. Isso resultou em maiores discussões sobre a importância de iniciativas voltadas para a saúde e o bem-estar. Sendo assim, é possível deduzir que colaboradores que trabalham no setor de RH também foram afetados.
Esse período delicado não só trouxe desequilíbrios para a saúde mental, como também exigiu do time de RH muito mais empenho para cuidar dos colaboradores e auxiliar no enfrentamento de problemas, certo?
Com base nisso, é importante considerar que essa alta carga de responsabilidades também trouxe impacto para o bem-estar do profissional de RH, uma vez que o esgotamento pelo trabalho já é um problema recorrente nas empresas onde este profissional geralmente trabalha sozinho e sem ferramentas para automatizar tarefas operacionais e demoradas, na maioria das vezes.
Tá Jorge, entendi que o profissional de RH da minha empresa está precisando de cuidados também, mas como fazer?
Independente da sua empresa ter orçamento (e querer) para investir em ferramentas para otimizar o trabalho do seu time de RH, segue algumas dicas simples que pode adotar deste já:
- Mantenha um canal de diálogo aberto;
- Ofereça suporte terapêutico;
- Tenha uma cultura organizacional focada na saúde;
- Ofereça jornadas flexíveis;
- Utilize ferramentas específicas para facilitar o trabalho.
E para finalizar, quero deixar claro que gerar resultado ao negócio é algo que todos os profissionais devem sim focar e eu mesmo sou adepto da gestão de pessoas com foco em resultado.
O que não se pode esquecer é que os resultados só acontecem de pessoas para pessoas, ou seja, capacite e de as condições necessárias para as pessoas desempenharem plenamente todo o seu potencial!
Sobre o autor:
Jorge Luiz Ferreira é especialista em Desenvolvimento Humano e treinamento operacional. É formado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (UNIP) e especializado em análise comportamental. Atua hoje como Partner na Sólides Tecnologia, uma HR Tech com foco em soluções completas para o RH e como Consultor Associado | Gestor de Pessoas e Parcerias na Corporate Gestão 360º, uma consultoria de Gestão de Negócios e Educação Corporativa. Também é Embaixador no Squad de Inovação e Tecnologia no HUBRH+ | AAPSA e Embaixador | Head de Gestão de Talentos no portal ComunicaRH.