O mundo gira em torno de dados e diante do cenário cada vez mais tecnológico em que estamos inseridos, seria de esperar que, cada vez mais, todos os processos já conhecidos, também mudariam.
Podemos ilustrar isso, trazendo um pouco de como as pessoas ainda costumavam enxergar o setor de Recursos Humanos afastada, não possuindo relação com outros setores, quando não é assim. E para surpreender ainda mais, a “amizade” entre o Marketing e o RH tem se mostrado ser cada vez mais benéfica, sabendo que ambos os setores necessitam ter foco nas pessoas para a criação dos objetivos.
O marketing é uma área que tem se desenvolvido muito, sempre atenta às novidades. É, também, conhecida por seu sucesso na atração de clientes e vendas de produtos.
E empregando canais digitais, criando conteúdos relevantes, investindo na identidade visual, o time de Recursos Humanos aprimora também suas estratégias para integração de novos colaboradores e a comunicação com todos do time.
Notou a semelhança?
A atração de candidatos qualificados é gerida exatamente da mesma forma que atração de clientes, pelo mesmo processo e com os mesmos desafios, o que torna a jornada de ambas as equipes bem parecida.
Marketing Digital e Dados na ajuda da seleção e recrutamento
Utilizar a coleta de dados para diversas avaliações têm ajudado as companhias a aprimorar o desempenho de suas equipes com facilidade e vale ressaltar que esse processo funciona muito melhor quando a união entre os setores de Marketing e Recursos Humanos acontece, isso porque dentro dessa parceria, existem estratégias capazes de atrair os profissionais, da mesma maneira que campanhas publicitárias atraem os mais diversos públicos.
No Marketing, o SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que um profissional dessa área pode implementar, visando alcançar melhores resultados para o seu
site e blog, por exemplo. E não para por aí: atualmente, o Marketing Digital é o melhor meio para as empresas se aproximarem de seus clientes, avançar em novos nichos e colaborar com as demais áreas dentro de uma organização. Aqui podemos citar o job description, que nada mais é do que a descrição do trabalho. O termo é utilizado pelo RH para a descrição de um cargo e serve para listar as tarefas, responsabilidades e competências para uma vaga de emprego. Um job description eficiente deve conter informações relevantes para o profissional que irá se candidatar a uma oportunidade.
Brand Persona e Candidate Persona
Você já deve ter se deparado com o termo persona em algum momento. Para sanar as suas principais dúvidas, a persona é um perfil fictício criado a partir de consumidores reais que representam o comprador ideal que as marcas tanto querem conquistar. É necessário existir características detalhadas, para que a equipe de marketing realmente a veja como uma pessoa real, por isso informações bem específicas.
No marketing, lead significa um potencial cliente, ou seja, uma pessoa que mostrou interesse pelo seu produto. Então para o RH, um lead qualificado é um candidato com o perfil adequado. Ele atende as necessidades e expectativas da empresa.
Da mesma forma como acontece no Marketing, no time de Recursos Humanos, temos o candidate persona: um perfil que personifica o candidato ideal para uma vaga.
O foco dos gestores e departamentos de RH, antes de mais nada, são as pessoas, por isso a necessidade de encontrar pessoas que se encaixem com a visão e valores de uma empresa e com a personalização da figura do candidato. Com isso, os recrutadores conseguem formar um retrato fiel do profissional que procuram, tornando o processo seletivo dinâmico com tendência de resultados obtidos extremamente satisfatórios para os dois lados envolvidos.
A etapa de atração de candidatos é parte essencial dela, porque se a divulgação for assertiva, ela conseguirá chamar a atenção dos melhores talentos do mercado. A gestão de talentos
está em constante evolução, e isso envolve a maneira como recrutamos, motivamos e retemos os colaboradores de uma empresa.
Endomarketing e Gestão do Conhecimento: aliados na motivação
Com a transformação digital construindo uma verdadeira revolução em nossas vidas, e com tantas informações à disposição, as empresas estão inseridas em inúmeras oportunidades de crescimento, tanto interno como externo, e dentre elas a criação de insights se fortaleceu devido ao uso de dados com precisão nas estratégias de Marketing, proporcionando bons resultados a todos os setores internos.
Engana-se quem pensa que o Marketing não se relaciona também com motivação das pessoas dentro de uma empresa, já que ele ajuda na criação de campanhas de incentivo e ações de comunicação, e um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.
Claro, não podemos tirar a importância das questões relacionadas a promoções ou aumento de salário, que influenciam e muito o comportamento de uma pessoa dentro de uma empresa, mas apesar de bastante importante, ainda existem outros pontos a serem tratados ao falarmos sobre motivação dentro das companhias. E a gestão do conhecimento tem papel crucial.
A motivação no trabalho está positivamente relacionada à gestão do conhecimento, trazendo os colaboradores para perto dos negócios, provando que um colaborador satisfeito traz inúmeros benefícios para a empresa. Afinal, a motivação e produtividade são otimizadas e isso transforma os resultados.
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Estar à frente é o que nos motiva todos os dias. Buscamos sempre o que há de melhor no mercado para garantir resultados extraordinários. Nosso time é engajado e para nós, o sucesso do colaborador é tão importante quanto o sucesso do cliente.
Este material foi desenvolvido por Gleice Hellen, Redatora na Livit Services Marketing.