“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.
Com essa frase de Simon Sinek, não quero dar ênfase aos negócios, mas no que realmente importa no ecossistema empresarial, as pessoas.
O ser humano continua sendo o principal diferencial competitivo das organizações, por esta razão devemos investir no potencial das pessoas, buscando despertar nelas mais interesse e motivação pelo trabalho.
Enquanto líderes temos o papel de fazer com que nosso pessoal se comprometa com a empresa.
Se o objetivo de sua empresa é colocar o Cliente no topo, para maximizar seus resultados, é fundamental que as pessoas estejam em primeiro lugar.
Os líderes devem incentivar a criatividade, pois pessoas que pensam e compartilham conhecimento são vitais para o sucesso da empresa.
O verdadeiro líder delega com responsabilidade e apoia sua equipe no atingimento da estratégia e dos objetivos definidos e compartilhados de forma clara, aproveitando o melhor de sua experiência profissional e dos demais participantes.
Tenho comigo, desde sempre, que todo e qualquer empreendimento, não apenas negócios, tudo, deve estar centrado nas pessoas, sejam elas colaboradores, amigos, família, parceiros, fornecedores, clientes, consumidores, acionistas ou qualquer stakeholder.
As pessoas devem ser o centro da sua atenção.
Você deve se interessar genuinamente por pessoas, pelos seus problemas, pois a satisfação com o trabalho se dá através do reconhecimento e da valorização.
Tratando as pessoas com dignidade, respeito e compreensão, acredite elas não vão te deixar.
No atual ambiente de elevada competitividade, as organizações e seus líderes devem ser “Triple A”: Ágeis, Adaptáveis e Alinhadas.
Eu, particularmente, entendo que todos os atores do ecossistema empresarial devem atender essas exigências.
Na minha opinião a qualificação de uma organização e de seus profissionais se dá pela contínua competitividade, sua flexibilidade e Agilidade face as mudanças de comportamento de seus Clientes e Consumidores e a elevada Adaptabilidade ao mercado.
Gestores de sucesso compreendem suas necessidades e dificuldades e as compara com as necessidades de sua Equipe e buscam juntos o melhor Alinhamento e aperfeiçoamento.
Para se tornar um Líder ainda melhor busque orientar-se com profissionais mais experientes que podem contribuir para a sua evolução pessoal e profissional.
Autoria: Diogenes Carvalho Lima