large 33080 ImgsArtigo Fevereiro Site 02

Neuroliderança e gestão

Chegamos a 2023 num amplo contexto de mudança, drástica e veloz, por conta da evolução das tecnologias e os respectivos impactos na vida de cada ser humano como também das organizações.

Com a revolução científica desde a década de 30, o mundo vem presenciando grandes descobertas, mas agora, ao longo do século XXI, as organizações, tanto política como no trabalho do dia-a-dia, vem se transformando com muita rapidez.

Na Ciência nunca se estudou tanto sobre as questões do cérebro e da mente, desde Freud, até o momento, com estudo das inteligências com avanço da Psicologia e da Neurociência.

No mundo corporativo, a liderança deu um passo enorme ainda no século passado, saindo do chicote e cenoura para equipes efetivas com organizações que aprendem. Tudo isso pela ciência corporativa, com auxílio da psicologia e neurociência.

A autora do livro “Liderança Tóxica”, de Alessandra Assad, lançado em 2017, da Editora Alta Books, trouxe uma grande contribuição para esse tema, onde coloca uma pergunta importante para reflexão da liderança atual: “Você é um líder contagiante ou contagioso?

Nesse livro, a autora trouxe uma forma de falar como a neurociência tem um papel fundamental na liderança atual. E faz um chamamento: “Descubra o que a Neuroliderança pode fazer por você.”

Se for um líder contagiante, está no século XXI, sendo um líder que forma pessoas, traz à tona todo o talento e contribuição de cada um. Se for contagioso, é um líder que ainda está no século XX, com o chicote e a cenoura. Neste pequeno artigo, vou trazer uma breve síntese de como a Neurociência trouxe uma nova roupagem para o líder para descobrir novas competências.

“O Neuromanagement se popularizou nos últimos dez anos graças à redução dos custos das tecnologias de análises de imagens, como da Ressonância Magnética Funcional, por exemplo. O uso desses recursos permite a observação direta da atividade cerebral e o entendimento completo sobre como funciona o cérebro e qual é a participação das emoções no sucesso ou insucesso dos indivíduos. Tudo isso, associado aos processos de tomada de decisão, interação em grupo e comportamento no ambiente corporativo e aos processos de gestão alavancaram o neuromanagement no mundo todo.

E, ao contrário das pesquisas tradicionais, a neurociência traz o rigor das ciências biológicas e exatas, o que possibilita criar metodologias efetivas para a mudança. Exposto esse ponto de vista, é importante entender o conceito de neurociência e as diferenças que existem entre suas subdivisões:

  • Neurocoaching – sua proposta é melhorar e ampliar as estratégias de desenvolvimento da pessoa. Indica quais as ferramentas e técnicas necessárias para dominar e equilibrar as emoções e estabelecer novas conexões neurais que impulsionam pensamentos, crenças e sentimentos.
  • Neuroeconomia – combina Economia, Biologia e Psicologia, entre outras disciplinas. Está centrada no estudo do comportamento, na confiança das relações, na tomada de riscos irracionais, na avaliação relativa de custos e benefícios de curto e longo prazo e na conduta altruísta.
  • Neuromarketing – estuda como o cérebro responde aos anúncios publicitários e à comunicação de marcas por intermédio da pesquisa de atividade cerebral e corporal. Visa descobrir os desejos secretos do consumidor para antecipar seu comportamento.
  • Neuroliderança – é um campo interdisciplinar da ciência que estuda a base neural da liderança e das práticas de gerenciamento. Explora os processos do cérebro por trás das decisões, os comportamentos e as interações sociais no trabalho e fora dele. Seu objetivo é melhorar a eficiência dos líderes.

Com isso podemos dizer que existe uma contribuição fundamental da Neurociência nas metodologias, filosofias, crenças e valores de todas as atividades humanas.

O líder contagiante revela todo o talento que as pessoas trazem dentro delas, ou seja, que está latente nelas, e com isso constrói equipes de alto desempenho ajudando as pessoas a se comprometerem, ter mais produtiva e paixão por aquilo que fazem. Transforma as pessoas em líderes, e da a eles a liberdade de escolher o seu caminho, ajudando-os a encontrar seu propósito.

Iussef Zaiden Filho

Colunista HUBRH+AAPSA

iussef.zaiden@izfcoaching.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Associe-se ao
HUBRH+ AAPSA

Assine nossa newsletter

Associe-se à AAPSA